5 Formas poderosas de ajudar as crianças a desenvolver uma mentalidade de crescimento na matemática

5 Formas poderosas de ajudar as crianças a desenvolver uma mentalidade de crescimento na matemática

5 fev 2019

A grande notícia, no entanto, é que mais e mais pesquisas estão provando que essas mensagens são falsas, à medida que aprendemos como nossos cérebros funcionam e como os estilos de ensino de matemática podem impactar a mentalidade e a realização.

Continue lendo
Por que somos tão ruins em matemática?

Por que somos tão ruins em matemática?

25 jan 2019

A aversão é tanta que o senso comum aponta: o brasileiro já nasce sem vocação para aprender matemática. O estudo na área começa com professores sem formação específica, que em geral não gostam da disciplina, e acaba com docentes que têm conteúdo para transmitir, mas não didática. No fim do ensino médio, exames confirmam o […]

Continue lendo
O que é básico em matemática?

O que é básico em matemática?

23 jan 2019

Em um clima onde os “fundamentos” (conhecimentos básicos) são mais uma vez uma questão de discussão pública e há uma pressão inflexível sobre os professores para elevar as pontuações dos testes estaduais e nacionais, é útil perguntar, “O que é básico em matemática?” A posição deste texto é a seguinte: A ideia mais fundamental em […]

Continue lendo
As escolas matam a criatividade?

As escolas matam a criatividade?

2 jan 2019

Bom dia. Como estão? Tem sido ótimo, não tem? Fiquei maravilhado com a coisa toda. Na verdade, estou indo embora. (Risos) Existem três tópicos abordados ao longo da conferência que são relevantes para o que eu vou falar. O primeiro é a extraordinária evidência da criatividade humana em todas as apresentações que tivemos e em […]

Continue lendo