9º Ano – Língua Inglesa – BNCC

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do 9º Ano de Língua Inglesa.
UNIDADES TEMÁTICASOBJETOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
EIXO ORALIDADE – Práticas de compreensão e produção oral de língua inglesa, em diferentes
contextos discursivos presenciais ou simulados, com repertório de falas diversas, incluída a fala
do prdeessor.
Interação discursivaFunções e usos da língua inglesa: persuasãoEF09LI01 Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e
contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para
a eficácia da comunicação.
Compreensão oralCompreensão de textos orais, multimodais, de cunho argumentativoEF09LI02 Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.

(EF09LI03) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de
interesse social e coletivo.

EIXO LEITURA – Práticas de leitura de textos diversos em língua inglesa (verbais, verbo-visuais,
multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem
articulação com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas,
especialmente a língua inglesa.
Estratégias de leituraRecursos de persuasãoEF09LI05 Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e
imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como
elementos de convencimento.
Recursos de argumentaçãoEF09LI06 Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.

EF09LI07 Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.

Práticas de leitura e novas tecnologiasInformações em ambientes virtuaisEF09LI08 Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e
a validade das informações veiculadas.
Avaliação dos textos lidosReflexão pós-leituraEF09LI09 Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando
os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito.
EIXO ESCRITA – Práticas de produção de textos em língua inglesa relacionados ao cotidiano dos
alunos, presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem a escrita
mediada pelo prdeessor ou colegas e articulada com os conhecimentos prévios dos alunos em
língua materna e/ou outras línguas, especialmente a língua inglesa.
Estratégias de escritaEscrita: construção da argumentaçãoEF09LI10 Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto
escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para
sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.
Escrita: construção da persuasãoEF09LI11 Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da
esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).
Práticas de escritaProdução de textos escritos, com mediação do prdeessor/colegasEF09LI12 Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens,
campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou
global, que revelem posicionamento crítico.
EIXO CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS – Práticas de análise linguística para a reflexão sobre
o funcionamento da língua inglesa, com base nos usos de linguagem trabalhados nos eixos
Oralidade, Leitura, Escrita e Dimensão intercultural.
Estudo do léxicoUsos de linguagem em meio digital: “internetês”EF09LI13 Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets,
entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de
letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens.
Conectores (linking words)EF09LI14 Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão
e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
GramáticaOrações condicionais (tipos 1 e 2)EF09LI15 Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em orações condicionais dos tipos
1 e 2 (If-clauses).
Verbos modais: should, must, have to, may e mightEF09LI16 Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para
indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.
EIXO DIMENSÃO INTERCULTURAL – eflexão sobre aspectos relativos à interação entre culturas
(dos alunos e aquelas relacionadas a demais falantes de língua inglesa), de modo a favorecer o
convívio, o respeito, a superação de conflitos e a valorização da diversidade entre os povos.
A língua inglesa no mundoExpansão da língua inglesa: contexto históricoEF09LI17 Debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo
de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania.
A língua inglesa e seu papel no intercâmbio científico, econômico e políticoEF09LI18 Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências
(produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no
cenário mundial.
Comunicação interculturalConstrução de identidades no mundo globalizadoEF09LI19 Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo
de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.
Compartilhe isto:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print