8º Ano – Língua Inglesa – BNCC

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do 7º Ano de Língua Inglesa.
UNIDADES TEMÁTICASOBJETOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
EIXO ORALIDADE – Práticas de compreensão e produção oral de língua inglesa, em diferentes
contextos discursivos presenciais ou simulados, com repertório de falas diversas, incluída a fala
do prdeessor.
Interação discursivaNegociação de sentidos (mal-entendidos no uso da língua inglesa e conflito de opiniões)EF08LI01 Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer
informações por meio de paráfrases ou justificativas.
Usos de recursos linguísticos e paralinguísticos no intercâmbio oralEF08LI02 Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros)
e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
Compreensão oralCompreensão de textos orais, multimodais, de cunho informativo/jornalísticoEF08LI03 Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto
principal e informações relevantes.
Produção oralProdução de textos orais com autonomiaEF08LI04 Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar
do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.
EIXO LEITURA – Práticas de leitura de textos diversos em língua inglesa (verbais, verbo-visuais,
multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem
articulação com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas,
especialmente a língua inglesa.
Estratégias de leituraConstrução de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos

EF08LI05 Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para
construção de sentidos.

Práticas de leitura e fruiçãoLeitura de textos de cunho artístico/literárioEF08LI06 Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em
versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em
língua inglesa.

EF08LI07 Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio
artístico literário em língua inglesa.

Avaliação dos textos lidosReflexão pós-leituraEF08LI08 Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas
apresentadas sobre um mesmo assunto.
EIXO ESCRITA – Práticas de produção de textos em língua inglesa relacionados ao cotidiano dos
alunos, presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem a escrita
mediada pelo prdeessor ou colegas e articulada com os conhecimentos prévios dos alunos em
língua materna e/ou outras línguas, especialmente a língua inglesa.
Estratégias de escrita: escrita e pósescritaRevisão de textos com a mediação do prdeessorEF08LI09 Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de
comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização
textual, legibilidade, estrutura de frases).

EF08LI10 Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para
aprimoramento, edição e publicação final.

Práticas de escritaProdução de textos escritos com mediação do prdeessor/colegasEF08LI11 Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas,
tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de
escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e
projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
EIXO CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS – Práticas de análise linguística para a reflexão sobre
o funcionamento da língua inglesa, com base nos usos de linguagem trabalhados nos eixos
Oralidade, Leitura, Escrita e Dimensão intercultural.
Estudo do léxicoConstrução de repertório lexicalEF08LI12 Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
Formação de palavras: prefixos e sufixosEF08LI13 Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em
língua inglesa.
GramáticaVerbos para indicar o futuroEF08LI14 Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer
previsões.
Comparativos e superlativosEF08LI15 Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos
para comparar qualidades e quantidades.
QuantificadoresEF08LI16 Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much.
Pronomes relativosEF08LI17 Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose)
para construir períodos compostos por subordinação.
EIXO DIMENSÃO INTERCULTURAL – Reflexão sobre aspectos relativos à interação entre culturas
(dos alunos e aquelas relacionadas a demais falantes de língua inglesa), de modo a favorecer o
convívio, o respeito, a superação de conflitos e a valorização da diversidade entre os povos.
Manifestações culturaisConstrução de repertório artístico-culturalEF08LI18 Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações
artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música,
cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
Comunicação interculturalImpacto de aspectos culturais na comunicaçãoEF08LI19 Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados
em função de aspectos culturais.

EF08LI20 Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas
diferentes que falam a língua inglesa.

Compartilhe isto:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print