7º Ano – Língua Inglesa – BNCC

7º Ano – Língua Inglesa – BNCC

26 jan 2019

UNIDADES TEMÁTICASOBJETOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
EIXO ORALIDADE – Práticas de compreensão e produção oral de língua inglesa, em diferentes contextos discursivos presenciais ou simulados, com repertório de falas diversas, incluída a fala do professor.
Interação discursivaFunções e usos da língua inglesa: convivência e colaboração em sala de aulaEF07LI01 Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
Práticas investigativasEF07LI02 Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.
Compreensão oralEstratégias de compreensão de textos orais: conhecimentos préviosEF07LI03 Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
Compreensão de textos orais de cunho descritivo ou narrativoEF07LI04 Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.
Produção oralProdução de textos orais, com mediação do professorEF07LI05 Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.
EIXO LEITURA – Práticas de leitura de textos diversos em língua inglesa (verbais, verbo-visuais, multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem articulação com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas.
Estratégias de leituraCompreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)EF07LI06 Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.

EF07LI07 Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).

Construção do sentido global do textoEF07LI08 Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
Práticas de leitura e pesquisaObjetivos de leituraEF07LI09 Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
Leitura de textos digitais para estudoEF07LI10 Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares.
Atitudes e disposições favoráveis do leitorPartilha de leituraEF07LI11 Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
EIXO ESCRITA – Práticas de produção de textos em língua inglesa relacionados ao cotidiano dos alunos, presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem a escrita mediada pelo professor ou colegas e articulada com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas.
Estratégias de escrita: pré-escrita e escritaPré-escrita: planejamento de produção escrita, com mediação do professorEF07LI12 Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).
Escrita: organização em parágrafos ou tópicos, com mediação do professorEF07LI13 Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.
Práticas de escritaProdução de textos escritos, em formatos diversos, com mediação do professorEF07LI14 Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).
EIXO CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS – Práticas de análise linguística para a reflexão sobre o funcionamento da língua inglesa, com base nos usos de linguagem trabalhados nos eixos Oralidade, Leitura, Escrita e Dimensão intercultural.
Estudo do léxicoConstrução de repertório lexicalEF07LI15 Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
PronúnciaEF07LI16 Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (-ed).
PolissemiaEF07LI17 Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.
GramáticaPassado simples e contínuo (formas afirmativa, negativa e interrogativa)EF07LI18 Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.
Pronomes do caso reto e do caso oblíquoEF07LI19 Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados.
Verbo modal can (presente e passado)EF07LI20 Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado).
EIXO DIMENSÃO INTERCULTURAL – Reflexão sobre aspectos relativos à interação entre culturas (dos alunos e aquelas relacionadas a demais falantes de língua inglesa), de modo a favorecer o convívio, o respeito, a superação de conflitos e a valorização da diversidade entre os povos.
A língua inglesa no mundoA língua inglesa como língua global na sociedade contemporâneaEF07LI21 Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado.
Comunicação interculturalVariação linguísticaEF07LI22 Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas.

EF07LI23 Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo.

Compartilhe isso:

Escreva um Comentário