6º Ano – Língua Inglesa – BNCC

6º Ano – Língua Inglesa – BNCC

26 jan 2019

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES
EIXO ORALIDADE – Práticas de compreensão e produção oral de língua inglesa, em diferentes contextos discursivos presenciais ou simulados, com repertório de falas diversas, incluída a fala do professor.
Interação discursiva Construção de laços afetivos e convívio social EF06LI01 Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.

EF06LI02 Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

Funções e usos da língua inglesa em sala de aula (Classroom language) EF06LI03 Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
Compreensão oral Estratégias de compreensão de textos orais: palavras cognatas e pistas do contexto discursivo EF06LI04 Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.
Produção oral Produção de textos orais, com a mediação do professor. EF06LI05 Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

EF06LI06 Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.

EIXO LEITURA – Práticas de leitura de textos diversos em língua inglesa (verbais, verbo-visuais, multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem articulação com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas.
Estratégias de leitura Hipóteses sobre a finalidade de um texto EF06LI07 Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning) EF06LI08 Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

EF06LI09 Localizar informações específicas em texto.

Práticas de leitura e construção de repertório lexical Construção de repertório lexical e autonomia leitora EF06LI10 Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir repertório lexical.

EF06LI11 Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.

Atitudes e disposições favoráveis do leitor Partilha de leitura, com mediação do professor EF06LI12 Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
EIXO ESCRITA – Práticas de produção de textos em língua inglesa relacionados ao cotidiano dos alunos, em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem a escrita mediada pelo professor ou colegas e articulada com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas.
Estratégias de escrita: pré-escrita Planejamento do texto: brainstorming EF06LI13 Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.
Planejamento do texto: organização de ideias EF06LI14 Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.
Práticas de escrita Produção de textos escritos, em formatos diversos, com a mediação do professor EF06LI15 Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.
EIXO CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS – Práticas de análise linguística para a reflexão sobre o funcionamento da língua inglesa, com base nos usos de linguagem trabalhados nos eixos Oralidade, Leitura, Escrita e Dimensão intercultural.
Estudo do léxico Construção de repertório lexical EF06LI16 Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

EF06LI17 Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

Pronúncia EF06LI18 Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
Gramática Presente simples e contínuo (formas afirmativa, negativa e interrogativa) EF06LI19 Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

EF06LI20 Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.

Imperativo EF06LI21 Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções.
Caso genitivo (‘s) EF06LI22 Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (’) + s.
Adjetivos possessivos EF06LI23 Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos.
EIXO DIMENSÃO INTERCULTURAL – Reflexão sobre aspectos relativos à interação entre culturas (dos alunos e aquelas relacionadas a demais falantes de língua inglesa), de modo a favorecer o convívio, o respeito, a superação de conflitos e a valorização da diversidade entre os povos.
A língua inglesa no mundo Países que têm a língua inglesa como língua materna e/ou oficial EF06LI24 Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).
A língua inglesa no cotidiano da sociedade brasileira/comunidade Presença da língua inglesa no cotidiano EF06LI25 Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.

EF06LI26 Avaliar, problematizando elementos/produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela sociedade brasileira/comunidade.

Compartilhe isso:

Escreva um Comentário